sábado, 11 de agosto de 2012

liderança jovem - o modelo de liderança ideal


o líder precisa de um modelo, de alguem que inspire, porque vai ter o dia em que nada da certo,você ta no chão e não consegue, acorda triste , pensa....não vou conseguir... ta difícil !  

olha, acorda !

Você precisa de alguem pra te motivar, te inspirar, então, você pode escolher como seu modelo inspirador um artista, ou um atleta, até politico, mas seja inteligente, escolha o melhor modelo que esse mundo já viu , escolha Jesus,  porque ele foi o  melhor que já  passou por aqui !!

pode aplaudir, porque ele é bom mesmo !!

a gente sempre tem a desculpa que somos pobres, nascemos de uma família pobre,que é difícil, que isso, que aquilo.......  jesus também tinha tudo pra ser uma pessoa revoltada, violenta, áspera.
Ele tinha todos motivos do mundo pra ser um terrorista, quebrar tudo, mas foi o homem que mais aproximou pessoas, ninguém foi mais doce nesse mundo do que ele

Jesus com tudo que passou na vida, se torna o maior líder de todos os tempos,  olha só :

Ele nasceu em lugar emprestado,numa estrebaria, primeiro ar que entrou no pulmão dele tinha cheiro de coco de vaca
Ele teve uma infância sofrida, com menos de 2 anos de idade foi expulso do pais dele !
Ele teve uma juventude dura árdua, trabalhosa.
Ele não tem faculdade, não escreveu livro, que sabemos dele foi escrito por outros. .  
Ele não tinha moradia fixa,E foi sepultado em lugar emprestado !
Ele ficou apenas 3 anos com os colaboradores dele, os discípulos , durante esse tempo foi perseguido e caluniado
Ele ficou mais de 4 horas pregado nu na cruz, os amigos fugiram, mesmo assim não deixou de amar


Então:

Você conhece alguem que passando por tudo que ele passou, conseguiu fazer tanta transforma cão no mundo ? e que até hoje influencia as pessoas ?

Ele foi o primeiro líder da historia a valorizar as mulheres ! ele mudou, a mulher teve valor pra ele !

naquela época, os imperadores,se julgavam deuses, obrigavam as pessoas a  fazerem reverencia, a adora-los como deuses

jesus nunca forcou ninguém a se ajoelhar pra ele, pelo contrario, ele que se ajoelhou pra lavar os pés dos colaboradores !

hoje em dia se você lavar o pé do teu amigo, ainda é um ato de humildade, na época dele, os pés eram considerados a parte mais nojenta, um escravo tinha vergonha de fazer isso.   o rei fazer isso ? que coisa!

jesus praticou liderança servidora a 2000 anos atrás,e observe que nessa hora tem gente ajoelhada em honra a ele, de vontade própria, não adianta se impor. quando você se impõem, as pessoas fazem aquilo enquanto você ta olhando, você virou costas, param de fazer !

jesus só nós oferece a opção pelo amor,  nunca obriga a segui-lo !  

esfria a cabeça e aqueça o coração !!

liderança jovem - mensagens para cartaz


Cartaz 1 :

O início de um hábito é como um fio invisível, mas a cada vez que o repetimos o ato reforça o fio, acrescenta-lhe outro filamento, até que se torna um enorme cabo, e nos prende  no pensamento e ação

Cartaz 2

Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. (São Francisco de Assis)

Cartaz 3 :

Amor é paciente, bom, não se gaba nem é arrogante não se comporta inconveniente, não quer tudo para si , não condena por causa de um erro cometido, não se regozija com a maldade, mas sim com a verdade. Suporta todas as coisas, agüenta tudo, Amor nunca falha

Cartaz 4 :

“A única coisa que posso oferecer ao outro é a qualidade da minha presença.”

Qual é a qualidade da sua presença diante do mundo ?
Qual é o legado que você quer deixar ? Qual é a tua marca ?

Então, buscar o autoconhecimento e a autoconsciência é exatamente para isso.

Cartaz 5 :

§ O que é Liderança ?
§ Como desenvolver esta habilidade ?
§ Preciso liderar minha vida ? Ou viver de qualquer jeito ?
§ Liderar na base do Poder ou no Amor fraternal ?
§ Comportamentos que o jovem precisa ter para se tornar um líder ?

Cartaz 6 :

Quer ser um Líder Feliz e realizado ?

um bom modelo a ser seguido,eu diria o Melhor modelo é JESUS!

Se você conhecer o estilo de liderança de Jesus, vai entender que é o único caminho que conduz a VERDADE e JUSTIÇA !  Ser como Jesus foi, vai ser a grande recompensa de sua vida !

Cartaz 7 :

Em comunicação, gastamos 65 % do tempo em um diálogo ouvindo, 20 % falando, 9% lendo, 6% escrevendo

Como Jesus se comportava ? Falava muito ou silenciava e refletia ? Ouvia com atenção e respeito ?

Cartaz 8 :

Você já perguntou a quem te “ouve” se o que você fala é :

Þ Importante
Þ Verdadeiro
Þ Necessário

“A boca fala daquilo que o coração esta Cheio”

Se você só fala besteira, então é porque seu coração precisa de uma faxina !

....... Reflita !

Cartaz 9  :

Para ser um líder, você tem que fazer as pessoas quererem te seguir, e ninguém quer seguir alguém que não sabe onde está indo.

Popularidade não é liderança, responsabilidade,sim.

Liderar é interferir seriamente na vida de outras pessoas.

Liderar é a capacidade fazer com que pessoas façam de BOA VONTADE aquilo que precisa ser feito! .

Líder é alguém que possui seguidores. Algumas pessoas são pensadoras. Outras, profetas. Os dois papéis são importantes e muito necessários. Mas, sem seguidores, não podem existir líderes.

Ninguém segue um líder triste , não é verdade ?

E pra você , que é ser Líder ?



 

liderança jovem - Carta da Patricia


Carta da PATRÍCIA

Meu nome é Patrícia,  e encontro-me no momento quase sem forças, mas pedi para a enfermeira  minha amiga escrever esta carta que será endereçada aos jovens de todo o Brasil, antes que seja tarde demais:

Eu era uma jovem 'sarada', criada em uma excelente família de classe média de Florianópolis. Meu pai é Engenheiro Eletrônico de uma grande estatal e procurou sempre para mim e para meus dois irmãos dar tudo de bom e o que tem de melhor, inclusive liberdade que eu nunca soube aproveitar.

Aos 13 anos participei e ganhei um concurso para modelo e manequim para Agência Kasting e fui até o finaldo concurso que selecionou as novas Paquitas do programa da Xuxa.

Sempre me destaquei pela minha beleza física, chamava a atenção por onde passava. Estudava no melhor colégio de 'Floripa', Coração de Jesus. Tinha todos os garotos do colégio aos meus pés. Nos finais de semana freqüentava shopping, praias, cinema, curtia com minhas amigas tudo o que a vida tinha de melhor a oferecer às pessoas saradas,física e mentalmente.

Porém, como a vida nos prega algumas peças, o meu destino começou a mudar em outubro de 2004. Fui com uma turma de amigos para a OKTOBERFEST em Blumenau. Os meus pais confiavam em mim e me liberaram sem mais apego. Em Blumenau,achei tudo legal, fizemos um esquenta no 'Bude', famoso barzinho na Rua XV.À noite fomos ao 'PROEB' e no 'PavilhãoGalego' tinha um show maneiro da Banda Cavalinho Branco. Aquela movimentação de gente era "trimaneira''. Eu já tinha experimentado algumas bebidas, tomava escondido da minha mãe o Licor Amarula, mas nunca tinha ficado bêbada. Na quinta feira, primeiro dia de OKTOBER, tomei o meu primeiro porre de CHOPP.

Que sensação legal curti a noite inteira 'doidona', beijei uns 10 carinhas, inclusive minhas amigas colocavam o CHOPP numa mamadeira misturado com guaraná para enganar os 'meganha', porque menor não podia beber; mas a gente bebeu a noite inteira e os otários' não percebiam.

Lá pelas 4h da manhã, fui levada ao Posto Médico, quase em coma alcoólico,numa maca dos Bombeiros.. Deram-me umas injeções de glicose para melhorar.Quando fui ao apartamento quase 'vomitei as tripas', mas o meu grito deliberdade estava dado. No dia seguinte aquela dor de cabeça horrível, um malestar daqueles como tensão pré-menstrual. No sábado conhecemos uma galera deS. Paulo, que alugaram um ap' no mesmo prédio. Nem imaginava que naquele dia eu estava sendo apresentada ao meu futuro assassino. Bebi um pouco no sábado, a festa não estava legal, mas lá pelas 5:30 h da manhã fomos ao 'ap'dos garotos para curtir o restante da noite. Rolou de tudo e fui apresentadaao famoso baseado 'Cigarro de Maconha', que me ofereceram. No começo resisti, mas chamaram a gente de 'Catarina careta', mexeram com nossos brios e acabamos experimentando. Fiquei com uma sensação esquisita,de baixo astral, mas no dia seguinte antes de ir embora experimentei novamente.O garoto mais velho da turma o 'Marcos', fazia carreirinho e cheirava um pó branco que descobri ser cocaína. Ofereceram-me,mas não tive coragem naquele dia.

Retornamos a 'Floripa' mas percebi que alguma coisa tinha mudado, eu sentia necessidade de buscar novas experiências, e não demorou muito para eu novamente deparar-me com meu assassino 'DRUGS'.
Aos poucos, meus melhores amigos foram se afastando quando comecei a me envolver com uma galera da pesada, e sem perceber, eu já era uma dependente química, a partir do momento que a droga começou a fazer parte do meu cotidiano.

Fiz viagens alucinantes, fumei maconha misturada com esterco de cavalo,experimentei cocaína misturada com um monte de porcaria. Eu e a galera descobrimos que misturando cocaína com sangue o efeito dela ficava mais forte, e aos poucos não compartilhávamos a seringa e sim, o sangue que cada um cedia para diluir o pó.
No início a minha mesada cobria os meus custos com as malditas, porque a galera repartia e o preço era acessível. Comecei a comprar a 'branca' a R$10,00 o grama, mas não demorou muito para conseguir somente a R$ 20,00 a boa, e eu precisava no mínimo 5 doses diárias.Saía na sexta-feira e retornava aos  domingos com meus 'novos amigos'. Às vezes a gente conseguia o 'extasy', dançávamos nos 'Points' a noite inteira e depois... farra!

O meu comportamento tinha mudado em casa, meus pais perceberam, mas no início eu disfarçava e dizia que eles não tinham nada a ver com a minha vida...Comecei a roubar em casa pequenas coisas para vender ou trocar por drogas...Aos poucos o dinheiro foi faltando e para conseguir grana fazia programas com uns velhos que pagavam bem. Sentia nojo de vender o meu corpo, mas  era necessário para conseguir dinheiro. Aos poucos toda a minha família foi se desestruturando. Fui internada diversas vezes em Clínicas de Recuperação. Meus pais, sempre com muito amor,  gastavam fortunas para tentar reverter o quadro.
Quando eu saía da Clínica agüentava alguns dias, mas logo estava me picando novamente. Abandonei tudo: escola, bons amigos e família.

Em dezembro de 2007 a minha sentença de morte foi decretada; descobri que havia contraído o vírus da AIDS, não sei se me picando, ou através de relações sexuais. Devo ter passado o vírus a um montão de gente, porque os homens pagavam mais para transar sem camisinha.

Aos poucos os meus valores, que só agora reconheço, foram acabando, família, amigos, pais, religião, Deus, até Deus

Meu pai e minha mãe fizeram tudo, por isso nunca vou deixar de amá-los. Eles me deram o bem mais precioso que é a vida e eu a joguei pelo ralo.

Estou internada, com 24 kg, horrível, não quero receber visitas porque não podem me ver assim, não sei até quando sobrevivo, mas do fundo do coração peço aos jovens que não entrem nessa viagem maluca...Você com certeza vai se arrepender assim como eu, mas percebo que é tarde demais pra mim.

OBS.: Patrícia encontrava-se internada no Hospital Universitário de Florianópolis e a enfermeira Danelise, que cuidava de Patrícia, veio a comunicar que Patrícia veio a falecer 14 horas mais tarde depois que escreveram essa carta, de parada cardíaca respiratória em consequência da AIDS.

Por favor, repassem esta carta. Este era o último desejo de Patrícia.

POR FAVOR AMIGOS, PEÇO-LHES ENCARECIDAMENTE QUE ENVIEM ESSA CARTA A TODOS...SE ELA CHEGOU A SUA MÃO NÃO É POR ACASO! SIGNIFICA QUE VOCÊ FOIESCOLHIDO PARA AJUDAR ALGUÉM!!!

peça de teatro sobre liderança jovem




Palestra completa pode ser encontrada em :    (link)



Peça de teatro: O chefe mais chato do mundo é meu LÍDER, e agora?

Leitor Ler carta de patrícia
Leitor Ler modelo Jesus

Ação um

Leitor observe o comportamento do Dr. Frangolino, ele é o bicho ruim, só sabe usar o poder o tempo todo... um mala ....  Um chefe que não sabe nada sobre liderança.   E seus funcionários odeiam a forma como ele se comporta! 

Palco: Dr. Frangolino senta na cadeira, mesa, telefone, o computador nem olha para o lado, fica  fazendo cara de folgado,      na mesa,   da uma espreguiçada , esta nervoso,   mexendo   papeis, joga tudo no chão .. Levanta e vai andando...

Fundo musical    the godfather soundtrack -theme song from the godfather   (link)

Ação dois

Dr. Frangolino anda nervoso pelo palco, coçando a cabeça, fazendo gestos, encara a plateia com cara de bravo.
Dilmanildo olha pro Dr. Frangolino e gentilmente fala:

- bom dia Dr. Frangolino, esta tudo bem com o senhor, precisa de algo? 

 Dr. Frangolino resmunga, responde pro dilmanildo.

- bom dia por quê?   Oque que foi?  Esta olhando por quê?  Vai trabalhar!  Num me atormenta!

  Dr. Frangolino de pé olhando pra plateia: mira para o fundo e briga com flor e café.

- seus preguiçosos.  Isso é hora de chegar?  Já deviam estar aqui, cambada de folgado! 

 Dilmanildo fica escondido embaixo da mesa de medo

Leitor:

 Não é que ele seja ruim, é que aqui ele que manda tudo tem que ser do jeito dele, ele acha que só ele.
Sabe fazer e ninguém aprende, ele diz que aqui são todos uns burros (olhando pros empregados).

Ele não admite erro, errou leva bronca esse papo de desculpa, que Deus ajuda quem se esforça, que errar é humano...  Tudo papo furado ele diz que se fosse ao Dragon Ball mandava um radouken bem no meio do peito de quem erra! 

Ação três

 Dr. Frangolino senta na cadeira, lulanildo se aproxima com cuidado, para em frente à mesa do Dr. Frangolino que logo vira pra lulanildo e fala bravo:

- O que se esta querendo!     Esta me interrompendo assim, não vê que estou ocupado? .   Que coisa...   Fala logo ai seu cabeção!

 Lulanildo fala:

- desculpa Dr. Frangolino, é que próximo domingo preciso faltar porque é crisma de meu filho.

 Dr. Frangolino levanta da cadeira da um murro, e grita:

- nem a pau Juvenal, num tem essa de faltar domingo pra ir pra crisma, igreja, esse negócio ai de cristão não... Quer saber mais, aqui não, aqui o DEUS sou eu, olha só. Tem que gostar de mim nem que seja na força, quer crismar o moleque, trás ele aqui que eu crismo ele, eu dou umas porretadas na cabeça dele e ele vai ver que crisma que ele vai ganhar!

Leitor:

Com ele é assim, na base da bordoada, nada de dialogo, entendimento, ele acha que funcionário só vem com conversinha furada, Dr. Frangolino diz que esse papo de liderança nos princípios cristão é coisa de nego frouxo que não sabe mandar!   Chefe tem que ser ruim mesmo para os empregados obedecerem!
Ele diz assim: Eu sou o dono, eu mando vocês obedecem.  Se não obedecer esta na rua.  Esta entendida!  Eu sou o Poderoso aqui!

Ação quatro

Dr. Frangolino vai em direção a lulanildo e fala:

- lulanildo você vem no domingo sim, nada de crisma ou igreja, e, de castigo vai ficar sem almoço e sem ganhar hora extra!  Se reclamar esta na rua!
 
 Lulanildo sai cabeça baixa e fica num canto.  Outros empregados assustados ficam sem saber o que fazer...

Palestrante:

 Vai dizer que vocês também não são assim?     Quando podem também usam seu poder Zinho pra conseguir aquilo que quer, não é verdade? 

Quem aqui já não deu uns tapão na orelha de irmão mais novo, de amigo na escola, já não deu uns Pit?  Quem aqui no mínimo já não deu um chute no cachorro... Todo mundo gosta de ter poder, não é verdade?   A gente com poder se sente super-- homem, mulher maravilha! . Com um pouco de poder, a gente já anda até de peito estufado, tipo, eu sou o cara! 

Mas sabe pra não se tornarem assim um Frangolino, um ditador arrogante e insuportável, vocês precisam desde já a aprender a controlar essa sede de poder, porque o poder na mão de uma mente mal intencionada pode causar desgraça na vida de uma família, empresa, ou até mesmo de uns pais!      
Pense: como as grandes guerras começaram?  Por causa de ditadores, loucos e desequilibrados, não?

Leitor: Jesus tinha poder, podia fazer até milagres, mas me diga, Jesus usava PODER que DEUS lhe concedeu pra que finalidade? 

Forçar alguém a fazer algo?
Pra mostrar que era o melhor da turma?
Ganhar dinheiro. Ficar rico?
Dar lição de moral ou assustar e intimidar alguém?

Incrível, mas NÃO, ele sempre usou o poder concedido pelo seu pai, DEUS, apenas para demonstrar um AMOR infinito!   Pense nisso!

Jesus sabia do perigo que era o poder, e experimentou isso na própria pele, foi perseguido pelos poderosos da época, mas ele nos ensina que devemos usar de nosso poder com prudência, toda vez que você usa o poder, você esta forçando alguém a fazer algo que a pessoa não quer fazer, então, quando isso acontecer, você esta dando o recado que é um PÉSSIMO LÍDER.  Esse foi um dos segredos que JESUS nos ensinou:

Poder quando usado, deve ser para EXALTAR o BEM, nunca pra dominar, humilhar, ou obrigar alguém a fazer algo!

Quer ser um líder como JESUS, então se você for um chefe um dia na vida, lembre-se de deixar seu poder guardado na gaveta, e usa-lo apenas para dar limites ou corrigir erros graves.

E você?   Pra que tem usado teu PODER?    Pense, se você se apaixonar pelo poder, vai ser difícil, você um dia seguir o modelo de liderança ensinado por Jesus (liderança baseado em PODER ZERO).

Ação cinco

 Dr. Frangolino grita:

- flor põe ai minha musica preferida e me traz uma água rápido!

 Dr. Frangolino vai em direção à plateia cantando.

Fundo musical:

Primeira musica  => Cucurrucucu Paloma   (link)
Segunda   musica  =>   cielito lindo     (link)

 
 Dr. Frangolino manda musica dar um pausa e canta um pouco, olha pra plateia e fala;

- viu só?  Musical Linda, no é?   Muito melhor que senhorita gaga, coldplay, luan Santana. 

-Vocês ai, juventude, não tem gosto mesmo... bom mesmo é o estilo de  musica que eu gosto,   aqui é  proibido ouvir musica .ruim,  só as que eu  curto, e só escutamos as musicas que eu mando,  que são lindas e maravilhosas   ... Põem outro ai... Flor!

Flor põe a musica: tiririca e fecham os ouvidos, Dr. Frangolino     canta e demonstra que nem liga.

Fundo musical Tiririca - Índia os seus cabelos  (link)

Leitor semana passada Frangolino foi conversar com um politico que precisava de alguns serviços, ai, usando de poder e de falta de honestidade, fez a proposta, olhem só o dialogo dos dois:

Frangolino disse: eu que não sou bobo nem nada propõe o seguinte pra vossa excelência, ser deputado.  O serviço custa 1000 reais, mas deixa de ser bobo, como é para o governo, então eu cobrou 10.000 reais vossa excelência recebe uma propina de cinco mil, eu fico com cinco mil..  E fica todo mundo feliz!   Nesse pais pra gente ficar rico tem que roubar, esse papo de ser honesto é coisa pra pobre ou pra gente boba! 

 Sabe, dr Frangolino é assim hoje em dia, porque desde pequeno ele aprendeu a pegar aquilo que não era dele, via alguma coisa no chão, pegava, pulava muro pra roubar laranja, outro dia, ele. achou  um celular no chão,  tirou  o chip e  ficou  com ele..afinal.. Achado não é roubado, não é?

 Mas eu vou te contar outro segredo, ele deveria ter muita vergonha, porque no fundo ele sabe que esta fazendo algo errado, no fundo, sabe que é um ladrão!   

Provavelmente os pais dele eram honestos, no tempo deles um homem tinha que ter Honra e ser honesto, pobre, mas honesto, mas então porque que dr Frangolino ficou desse jeito? 

Será que foi egoísmo, que ele colocou o dinheiro e a riqueza acima de DEUS e do AMOR? 
Será que ele não aprendeu que aquilo que não nos pertence não pode ser tomado ou roubado?

Jesus ensinou que PARTILHAR é o modelo, então, você quer ser um LÍDER, nunca roube os Sonhos, a esperança, alegria e dignidade de quem você lidera!    Pior do que roubar COISAS, é você roubar a VIDA de alguém,

Pense nisso, meus amigos, toda vez que for pegar algo que não é teu, antes de pegar, olhe para o céu, imagine JESUS te olhando, triste, e assim, quem sabe, você pode fugir a essa tentação que vem do MAU!

Fundo musical: Oque você faz quando ninguém te vê fazendo,  (link)

Ação 6  
                                                                                                                                             
 Dr. Frangolino vai pra mesa dele, toca o celular, ele atende e fala andando:

- Seu Valdemar, pode ir calando a boca!     Comigo é assim, eu falo e você escuta e obedece.  Num tem essa de explicação, não quero nem saber de lero.  E tem mais...  Cada um com seu problema. Mesmo sem saber direito o que você quer, porque não estou a fins de te escutar, Já vou te falando, Não!   Não quero nem ouvir, o que você tem pra falar não me interessa!

Leitor vai dizer que vocês também não são assim?    Quem aqui tem paciência pra ouvir ou entender o que o a outro fala?    Queremos mesmo é falar sem parar.  Todo mundo gosta mesmo é de meter a boca um no outro, de fala até a garganta ficar seca. Aqui todo mundo adora uma fofoquinha, não é?     

Quase ninguém aprendeu a ouvir o outro pra valer, neste ponto, estamos todos iguais!   Então não é só ele que é ruim da historia não.  Todo mundo quer falar. Ninguém quer ouvir.

Palestrante Vocês perceberam, Dr. Frangolino é um péssimo líder, infeliz e deixando outro infeliz, um ditador de meia batata.
E vocês já viram muita gente fazendo isso por ai, à gente mesmo já fez isso com alguém. Não? 

Vocês, vendo esse cara ai, o acha uma mala?  Um infeliz?  Um ordinário?  Não devia nem ter nascido... não é  ? 
 Eu já estou com raiva dele!  Esse Dr. Frangolino pinga fogo é um grande imbecil. isso sim !

Mas agora falando serio, galera, Até mesmo a gente, de vez em quando da umas vaciladas e quando menos percebe somos uns autênticos Frangolino, não é?  Gente...  Tomara que ninguém aqui quanto se tornar adulto, se torne um Dr. Frangolino.

Um líder ideal é aquele que faz com que os outros façam tudo que tem que ser feito de boa vontade, que respeita e é respeitado, que sabe ouvir o apelo de seus liderados, enfim, o líder é uma pessoa que todo mundo gosta de ter por perto.

Jesus foi o melhor líder que já passou pelo mundo, é o exemplo a seguir, ele nos ensinou como se tornar um líder verdadeiro... vocês vão entender vendo as próximas cenas 

 Fundo musical... Acaso vai me proteger  (link)


Ação sete

 Leitor: Dr. Frangolino percebeu que esta agindo errado e quer mudar, pois ele não esta feliz.

Palco: Dr. Frangolino entra no salão, nem olha para o lado, ninguém veio até ele. Ele olha para o lado, os empregados estão festejando e ele sozinho num canto...

 Fundo musical: não olhe pra trás  (link)

 Dr. Frangolino Se levanta e vai em direção à plateia e fala:

- que vida de Meleca que eu tenho, não é feliz, achava que tudo na vida era o dinheiro, sucesso e PODER e agora estou vendo que nunca fui um líder nem de mim, nem de ninguém, eu apenas era um ditador um chefe miserável e odiado, nunca vão gostar de mim.  Sempre fui um egoísta, nem meus filhos me seguem.  Sou um rico miserável, um zumbi! 

Leitor: perceberam a letra da musica que tocou?

 Nem tudo é como eu quero, nem tudo é do meu jeito, as coisas são como elas são não como eu quero, se alguém discordar não é nada demais, viver pode ser fácil, se eu vir o mundo de outro jeito, tudo que esta errada, pode ficar certo, posso mudar, aprender a me tornar uma pessoa melhor.

Não quero ser como o dar Frangolino, uma pessoa sem vergonha, que faz uma coisa e fala outra, que mente, sem escrúpulo,
Quero ser um líder que imita JESUS!

Palestrante: Quem aqui nunca errou ou se arrependeu do que fez na vida?  Errar faz parte, o importante é perceber, corrigir o erro e não errar de novo! 

Quer se tornar um adulto justo? Então procure desde já estar na verdade, e se você estiver conectado na verdade, vai ser um líder fantástico.

Você deve estar curioso: Como ser um líder que não precisa usar o poder?     Como Jesus fazia com seus seguidores? 
Prestem atenção que é muito legal o exemplo que Jesus nos trás, ele nos ensina que aquilo que realmente importa 
é o caráter da pessoa, não importa se você é rico ou pobre, você precisa ter um caráter Bom, de gente de Bem, estar sempre buscando aprimorar as Qualidades (virtudes)  que  precisamos ter na vida , seja com os outros, seja com a gente,   muito  simples,  porem  difícil,  porque aqui é que entra o nosso esforço 


Então, galera,  não nascemos lideres prontos,  tipo  pãozinho de padaria,  a habilidade de ser um líder  precisa ser construído dia a dia,  baseado sempre na Vontade e nas escolhas daquilo que é  justo e verdadeiro !  
  

Fundo musical:    Dias melhores   (link)

Ação oito

Leitor: Saber se comunicar, Jesus falava apenas o necessário, aquilo que era bom e que fosse justo!

Dar Frangolino nunca foi uma pessoa exemplar, educada, falava muita besteira, palavrões, não tinha sabedoria, era grosso e mau e educado!

Palestrante E Você ai, também não é um Dr. Frangolino às vezes?  Já se perguntou a quem te “ouve” se o que você fala já passou pelos três filtros: Importante, Verdadeiro e Necessário.

Então galera, a gente tem que saber falar apenas aquilo que for passar pelos três filtros, deixa de fofoca, mentira, fuxico, etc.
Pensar antes de falar, não ser explosivo ou vingativo nas palavras, quando você perceber que o que vai falar não é bom, nem verdade, prefira o silencio.

“A boca fala daquilo que o coração esta Cheia”

 Aprender a se comunicar seguindo o modelo de Jesus é garantia de sucesso e felicidade na vida

Jesus também era alegre e buscava a paz,  quando se vive em  sociedade deve-se fazer de tudo para não resmungar, não ser alguém  triste ou pessimista  demais,  tristeza não deve fazer parte do cardápio do líder,  na presença dele, as pessoas aprendiam através de uma comunicação simples e  objetiva, ele falava de um jeito que todos podiam compreender, e sempre tinha cuidado de transmitir as maiores "broncas"  de forma  "amorosa"   de tal sucesso, que  todos  aqueles que  quiseram  seguir seus conselhos, encontraram a verdadeira felicidade !

Modelo de comunicação de JESUS,  pode e deve ser imitado,  aprenda com o líder dos lideres.

 
Ação nove

Leitor honestidade e confiança!  Jesus sempre foi uma pessoa justa e de confiança!

Dr Frangolino nunca CUMPRIA o que tinha prometido, Nunca dizia a verdade, SEMPRE, jogava sujo ,     fazia trapaça, enganava, mentia, roubava!    Era falso, só tinha interesse nunca confiei nele. Pra mim ele não prestava!

O lema dele era: Faça o que digo, não faça o que eu faço.  Nunca alguém fazia as coisas com amor, com vontade, todos faziam as coisas por medo, não por respeito ou vontade!

Palestrante: Jesus através de sua vida nos ensinou:

Prometeu, CUMPRA , diga a verdade SEMPRE, jogue limpo!   Faça o que eu faço, siga meu exemplo, se eu te pedir algo é porque sei que pode , é porque eu faço.

Jesus era um líder e não carrasco, as pessoas seguiam seus passos de boa vontade, ele, nunca obrigou ninguém a seguir, as pessoas acreditam naquilo que ele fez e falou.

Leitor Ser honesto, Uma pessoa de confiança guardar segredo, respeito aos outros, ser alguém que você pode confiar pra sempre.    Jesus nos diz: Quem for me seguir, seja por amor, não por medo!  

Ação 10

 Leitor: Jesus ensina a quem quer ser líder: servir sempre!  

Fundo musical legião (link)

Palestrante     referenciando a cena do lava pés, Jesus mesmo sendo rei, lavou os pés de seus amigos pra deixar claro que se você quiser ser líder, vai ter que servir aos seus liderados.

 Você não acha que esse exemplo fala mais que 1000 palavras ou discursos?

Se eu fosse resumir a vida de Jesus eu diria: Ele é um líder fantástico, porque a mais de 2000 anos, ainda continua tendo seguidores!

Então, desafio você a conhecer o comportamento de Jesus e aprender muito com ele. Vamos bater palma pra Jesus! 

Você ainda tem alguma duvida de que JESUS é o modelo de líder que você pode imitar com 100% de chance de ser Feliz e de ter o verdadeiro sucesso nesta vida?   Deixe de ser ingênuo, o que o mundo oferece de modelo de lideres, não chega nem perto do que JESUS nos ensina com sua vida!

Fundo musical     A Turma Do Balao Magico [ He-Man ] (link)

Final da parte teatral

Palestrante Agora, vamos fechar os olhos, realizar uma viagem para dentro de nós mesmos, se pergunte:

Como estou liderando a minha vida?  É, tenho que liderar a pessoa mais importante do mundo EU.  Se não me liderar, o mundo me lidera, Se não consigo liderar a mim mesmo, como posso liderar alguém?

Considerando minha maneira de pensar e agir, sou justo?   Paciente?   Bondoso?   Sei ouvir? Sou honesto e confiante?   Estou sempre disposto a servir? Sou um bom exemplo? 

Evito armadilhas?  Observo o mundo ao meu redor?   Tenho humildade e sabedoria para APRENDER como ERROS?

Jesus era filho de DEUS, sim, verdade, mas ele como EU, foi jovem um dia, e teve que aprender fazer escolhas na vida, ele decidiu ser do BEM e se esforçou pra chegar aonde chegou, não se iluda, ele ralou muito!  Repito, não posso me iludir, e ele teve que ralar muito pra chegar aonde chegou!   

Leitor: Existem duas maneiras de a gente aprender na vida.   A primeira, aonde a gente vai dando cabeçadas mais ou menos no estilo Zeca pagodinho.  “deixa a vida me levar”, ai...   Só por DEUS mesmo pra não acabar tudo errado!  

Outra onde você já faz opção pelo caminho do aprendizado baseado em sabedoria, um crescimento que você aproveita um modelo e tenta imitar...   

A VERDADE esta DENTRO de CADA um, somos jovens, temos espirito transformador, potência que precisa ser direcionada, sábio é o jovem que desde cedo sabe a diferença entre o bem e o mau. Justo e injusto
   
Ser líder de si mesmo seguindo passos de Jesus ou ser liderado por um mundo em desordem, injusto e que procura destruir a nossa vida?  A escolha é de cada um!     Só você pode decidir! 

O MUNDO precisa de jovens lideres cristão, para continuar um lugar bom de viver!

Palestrante Nunca esqueça que o adulto que você QUER SER, precisa começar a ser DESENHADO desde já!
Lembre que, tudo lhe é permitido, porem nem tudo te convém!     Desde já, faça opção pela verdade, pelo caminho do bem, do justo.  Não somos seres DESTINADOS ao sucesso ou fracasso, aquele papo de DESTINO é furada, não entre nessa!

Não se ILUDA você é o ator principal no “palco de sua vida”.   Não transfira seu papel para outros, com esforço, disciplina e dedicação, você consegue ser do BEM!

Se pergunte:

Que futuro você tem construído?   O que te atrai?  Onde você tem investido teu tempo?  Na sacanagem, na droga, na bebida, na preguiça, nas baladinhas, ficando com todo mundo?   Se envolvendo em compromissos complicados?       

Ou você tem trabalhado em projetos de vidas para transformar você e quem sabe o mundo pra melhor?  Você vai querer ser um adulto que viver como uma pena solta que vai por ai a sabor dos ventos?

Uma vez, conversando com um jovem, ele me perguntou: você já usou drogas? Eu lhe disse: por que a pergunta?

Ele então me disse que queria um conselho, pois alguns amigos tinham lhe oferecido maconha dias atrás, mas ele não aceitou por medo e me disse que se sentia um covarde e que tiraram o maior sarro dele!
Sorri para ele, dei um forte abraço e disse a ele: Parabéns, tua covardia te salvou! Você fez a escolha certa meu irmãozinho!

Saibam, duas coisas temos que fazer na vida: morrer e fazer escolhas!  Não fazer escolha já eh uma escolha!  
                                                                                                                                                                                                                   
E você?  Escolhe que modelo de vida?  Ser como Jesus, ser como patrícia ou como dr Frangolino?
                                                                                                                                                                                          
Fundo musical     é preciso saber viver   (link)

 Conclusão

Se o padre tiver presente, chamar ele e mandar o povo bater palma pra ele, apresenta-lo como nosso líder religioso e agradecer ao padre pelo serviço que nos faz todos os dias.

Muito
Obrigado!

E parabéns a vocês por esse momento.